23 de julho de 2010

Dicas para o primeiro Exame de Ordem de 2010 - Prova Prático Profissional










Pessoal,

Segue algumas dicas para manter a calma espiritual e intelectual no dia do exame. Saibam que estou torcendo por vocês e que esse é um momento positivo em vossas carreiras. Aliás, dicas que discuti com um grande amigo, Professor de preparatórios e que publicou em seu blog para os alunos. Farei o mesmo.

1 - Cada um sabe o que fazer para se manter calmo, desde não fazer absolutamente nada, uma aula de véspera, tocar violão, ouvir música, até curtir um show de rock pesado. Verdade é que não tem fórmula pronta, mas com criatividade, cada um de vocês acabará se ajeitando nesta semana. Farei minhas orações e não lhes desejarei sorte, pois contarão com todo o esforço e dedicação que tiveram até aqui.

2 - Dica de um amigo que vou repassar. Nesta semana em especial, distancie-se um pouco de pessoas que podem alterar de forma negativa o seu humor. A menos que seja inevitável, e se for, trate com elas apenas o necessário, porque tem sempre aquele chato pentelho que vai te botar pra baixo pelo simples fato de achar que consegue. Sempre um tio velho, chato e barrigudo que não terminou o ensino fundamental, que sempre conhece alguém que passou de primeira no Exame de Ordem, e que, se bobear, esse sujeito ainda acertou todas as questões e tirou 10, ou, ainda, alguém que reprovou 100 vezes, o que, na boa, não tem nada a ver com a experiência de vocês... Família é assim, a gente não escolhe, portanto evite contato com estas pessoas.

3 - Tente evitar cobranças do tipo: tenho que passar de primeira no Exame. Você tem um compromisso só: fazer a prova no domingo dando o melhor de si - sem duplo sentido, por favor... A prova não é necessariamente justa, mas pense que este é o melhor caminho a se seguir. Você não está concorrendo com ninguém, apenas estará buscando uma profissão para o seu curso superior.

4 - Leve duas canetas BIC pretas no bolso. Uma pra fazer a prova e outra pra falhar. É a lei de Murphy, melhor estar previnido.

5 - MÃE, PAI, NAMORADO(A), GATO, CACHORRO, PERIQUITO... DEIXE TUDO EM CASA. Com todo respeito a essas pessoas, que, certamente nos amam, nessa hora eles só atrapalham. É um momento de ficar sozinho, qualquer forcinha pode forçar a barra com o seu psicológico. Nada de "vestir a camisa" a ponto de ir junto para a prova e ficar esperando. Isso é pior, e olha que tem...

6 - Leve um lanche. Chocolate é bom porque tem açúcar, o nosso combustível do cérebro. Mas pode ser biscoito, barra de cereal ou qualquer outra coisa. Mas, por favor, quando for abrir, abra a embalagem rápidamente, senão fica aqueles ruídos na sala e a galera toda olhando pra você. E não esqueça de levar algum líquido junto, pois nessa prova que acontece no verão tende a ser quente e o ar pode não funcionar na sua sala.

7 - Não saiam de casa com celulares e tranqueiras eletrônicas.

8 - Lembre-se do documento de identidade.

No mais, cuidem dos pensamentos positivos, pois como Nietzsche: O Homem é VONTADE DE POTÊNCIA.

Produza bastante vontade e potencialize isso, pois estudar de véspera, só ajuda, se assistir uma aula para distrair.

Em meu blog existem dicas de "sites" especialistas no assunto.

Prof. Alessandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário