24 de abril de 2010

Exame de Ordem 2009.3 Prova Prático-Profissional Direito Empresarial - Máscara com Padrão de Respostas

A CESPE/UNB disponibilizou o padrão de respostas.

Inicialmente, fiquei feliz do fato de estar em geral, de acordo o gabarito extraoficial que disponibilizo com o que são as minhas idéias sobre a prova.

Em seguida alguns alunos fundamentaram uma resposta ou outra de maneira distinta ao gabarito por mim disponibilizado e conseqüentemente ao padrão de respostas.

Para isso, quero transmitir um pouco de tranqüilidade por dizer que o fato de uma resposta ou outra não corresponder ao que a instituição pede não pode significar, necessariamente, a reprovação, já que a prova atenta para uma série de necessidades e detalhes e que um erro na questão, por questão de ordem lógica, não afasta mais do que um ponto na questão.

Finalmente, àqueles que trabalharam a liminar nos Embargos de Terceiro, reforço o que antes havia escrito, no sentido de que não havia elementos em caráter de demonstração de provas concretas para a exigência da antecipação de tutela do pedido principal, objeto da peça, sendo aquilo que o padrão de respostas, ao meu entender justo, trazido pela CESPE/Unb, trouxe. A presença do pedido liminar não deve significar, no meu entender, a perda de pontos por aqueles que, já que muito embora não demonstrasse concretamente os requisitos da antecipação, afirmava por alguns fatos que fazia de tal pedido, um pedido lúcido, longe de ser um absurdo, já que o caso da prova, é por óbvio, hipotético.
Concluo que o pedido não deve ser motivo para a perda de pontos, e que sua ausência no padrão de respostas me pareceu justo.

Grande abraço a todos, continuo na torcida e não se esqueçam de assim que souberem das respostas positivas me avisarem, e que do contrário, também poderão contar comigo.

Saudações Acadêmicas,

Alessandro Sanchez.

Segue abaixo o link para a Máscara Padrão de Respostas:

http://www.cespe.unb.br/concursos/OAB2009_3/OAB_DF/arquivos/OABPADRAO2009.3_DIREITO_EMPRESARIAL.PDF

Um comentário:

  1. Professor Alessandro,
    Boa tarde.

    Só passei para lhe dizer que consegui passar no exame da ordem!!!!

    Não sei minha nota ainda, porém meu nome está na lista de aprovados!!!

    O livro Pratica Jurídica Empresarial certamente teve papel de grande importância na minha aprvação.

    Agradeço também as informações prestadas neste blog, pois não conheço outro que trata de analisar as provas de empresarial do exame da ordem, o que é feito com extrema rapidez e eficiência.

    Enfim, continuarei comprando as próximas edições do livro e indicando a leitura aos meus colegadas, bem como divulgar a existência dessa página aos acadêmicos e profissionais que se interessam pela área empresarial.

    Abraço

    Julio César F. Pena.
    Blumenau-SC

    ResponderExcluir